Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos! link Facebookaddicionar aos favoritosRSS feed

partilhar partilhar

Município de
Carrazeda
de Ansiães

CLASCA - Conselho Local de Ação Social de Carrazeda de Ansiães

CLASCA
CONSELHO LOCAL DE AÇÃO SOCIAL DE CARRAZEDA DE ANSIÃES

O que é a Rede Social?

A Rede Social é um fórum de articulação e congregação de esforços baseado na adesão livre por parte das autarquias e das entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos com vista à erradicação da pobreza e da exclusão social.

O que se propõe é que em cada comunidade se criem novas formas de conjugação de esforços, se avance na definição de prioridades e que, em suma, se planeie de forma integrada e integradora o esforço coletivo através da constituição de um novo tipo de parceria entre entidades públicas e privadas com intervenção nos mesmos territórios. Esta parceria baseia-se na igualdade entre parceiros, na consensualização dos objetivos e na concertação das ações desenvolvidas pelos diferentes agentes locais.

Contexto/Enquadramento

A Rede Social foi criada através da Resolução do Conselho de Ministros nº 197/97 de 18 de Novembro de 1997. Agora com nova regulamentação – o Decreto-Lei nº 115/2006, de 14 de Junho – o contexto de afirmação de uma nova geração de políticas sociais ativas, baseadas na responsabilização e mobilização do conjunto da sociedade e de cada indivíduo para o esforço da erradicação da pobreza e da exclusão social no concelho, assume um carácter Nacional. Pretende-se cimentar a produção de novas formas de conjugação de esforços, através da definição conjunta das prioridades, e reconhecimento dos recursos, planeando-se de forma integrada e integradora do esforço coletivo.

O Programa tem como principal objetivo garantir uma maior eficácia do conjunto de respostas locais no concelho através do Planeamento Integrado e Sistemático das políticas sociais, mobilizando as competências, as sinergias e os recursos institucionais a nível local.

O Conselho Local de Acção Social de Carrazeda de Ansiães (CLASCA), órgão que corporiza a Rede Social a nível local, encontra-se constituído formalmente desde 12 de Abril de 2003. É atualmente composto por 36 entidades públicas e privadas sem fins lucrativos com intervenção no concelho, e é presidido pela Câmara Municipal, entidade promotora do projeto e responsável pela sua dinamização.

Presidência: Vice-presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães - Adalgisa Maria Capela Rodrigues Barata

Técnica responsável: Alzira Lima de Jesus - Técnica Superior de Ação Social da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães

Composição do Núcleo Executivo:
1. Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães - Alzira Lima de Jesus
2. Segurança Social – Anabela Velho Gouveia
3. Representante das IPSS’S de Carrazeda de Ansiães – Ricardo Manuel Paninho Pereira – Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Carrazeda de Ansiães

Entidades Parceiras - Composição do CLASCA

Sobre o Programa Rede Social, poderá consultar: http://195.245.197.216/rsocial/

  • SGS logótipo
  • W3C logótipo
  • compete logótipo
  • QREN logótipo
  • UE logótipo
  • wiremaze logótipo