Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos! link Facebookaddicionar aos favoritosRSS feed

partilhar partilhar

Município de
Carrazeda
de Ansiães

Violência e Maus-Tratos

“PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA IDOSOS”

Parceria entre o Município de Carrazeda de Ansiães, a ASMAB e o Núcleo de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica de Bragança Rede Social Local (CLASCA).

[ «Analisar o envelhecimento demográfico, supõe a análise de vários indicadores de comportamento, como por exemplo, as estruturas sociodemográficas.
As principais condições que levam ao envelhecimento de uma população são o declínio da taxa de natalidade associado ao fenómeno da emigração (reduzem-se as probabilidades de nascimento) e a desertificação demográfica, a não renovação de gerações, o decréscimo da taxa de mortalidade, e o aumento da esperança média de vida.
As consequências demográficas do envelhecimento da população são a diminuição da taxa de natalidade, não renovação das gerações, envelhecimento da população.» (…) «Nas últimas décadas, a estrutura familiar tem vindo a sofrer alterações ligadas ao desenvolvimento das sociedades industrializadas. Carrazeda de Ansiães não é exceção: as famílias deixaram de ser numerosas (uma família numerosa ou extensa compreende a família nuclear mais os parentes diretos ou colaterais, existindo uma extensão das relações entre pais e filhos para avós, pais e netos), passando basicamente a família nuclear, formada pelo pai e pela mãe, unidos por matrimónio ou união de fato, e por um ou mais filhos ou filhas, sem a 1ª geração dos progenitores (o avô e/a avó) ou seja, têm menos filhos e aumenta o número de idosos e idosas a viver sós ou com outros idosos ou idosas, resultando na diminuição da natalidade e no aumento das pessoas idosas. O aumento do nº de divórcios e a diminuição do nº de casamentos traduz-se num acréscimo de famílias monoparentais; consequentemente o crescente aumento da dissolução voluntária do casamento e a constituição de uma nova relação conjugal faz com que tenda a aumentar as famílias reconstituídas, com filhos/as de uniões anteriores. Em Carrazeda de Ansiães, à semelhança dos meios rurais, a maioria dos filhos em idade ativa migraram, o que assevera o facto de os idosos/as frequentemente não terem retaguarda familiar de proximidade.» (…) «Segundo os resultados dos Censos, em 2001 os idosos/as num total de 2.119 representavam cerca de 27,8% da população residente no concelho; dos 2.119 idosos/as, 496 viviam sozinhos/as; em 2011 esse valor aumenta para 1.360, ou seja, 21,3% da população total. Note-se que este fenómeno contraria o comportamento populacional: houve diminuição do efetivo populacional entre 2001 e 2001 em 1.461 habitantes, contudo, o nº de pessoas com 65 ou + anos nesse grupo de habitantes aumentou, correspondendo a 2.036 indivíduos.) (vd. páginas 50, 51, 74 e 77 In Diagnóstico Social de Carrazeda de Ansiães – Maio 2014)].
Facilmente se percebe a vulnerabilidade a fatores de violência das pessoas com mais idade. É responsabilidade da sociedade civil e das entidades públicas e privadas prevenir e combater quaisquer tipos de violência.
Como uma das estratégias, a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães em paralelo com a Rede Social Local de Carrazeda de Ansiães (CLASCA), aderiu à implementação do PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA IDOSOS em parceria com a ASMAB e o Núcleo de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica de Bragança. O projeto foi apresentado em sessão plenária da CLASCA de 23 de fevereiro do corrente ano. Aderiram, por convite ou por iniciativa própria, as Freguesias de Carrazeda de Ansiães, Pereiros, Pinhal do Norte, Castanheiro, Fontelonga, Linhares, Pombal, Seixo de Ansiães e Vilarinho da Castanheira, Selores, Lavandeira e Beira Grande, nas respetivas localidades e anexas, assim como as IPSS's (Santa Casa da Misericórdia; CSP de Pombal, Vilarinho, Mogos, Lavandeira e Fontelonga), em sessão conjunta no CITICA), esta realizada no dia 15 de Abril de 2016, tendo como oradora a Dr.ª Teresa Fernandes.

— em CITICA - Centro de Inovação Tecnológico Inovarural de Carrazeda de Ansiães.

Projeto ser idoso [projetoseridoso@asmab.org]

Ação Social do Município de Carrazeda de Ansiães e Rede Social (CLASCA) :
alziralima@cmca.pt/ gibarata@cmca.pt

  • imagem
  • imagem



  • SGS logótipo
  • W3C logótipo
  • compete logótipo
  • QREN logótipo
  • UE logótipo
  • wiremaze logótipo