Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos! link Facebookaddicionar aos favoritosRSS feed

partilhar partilhar

Município de
Carrazeda
de Ansiães

Unidade Móvel de Saúde

A Unidade Móvel de Saúde (UMS) foi adquirida em 2004 através de uma candidatura ao Programa Operacional Saúde XXI, Eixo Prioritário I: Promover a Saúde e Prevenir a Doença, Medida 1.1: Informação, Promoção e Defesa da Saúde Pública, tendo por base um Acordo de cooperação celebrado entre a Administração Regional de Saúde do Norte, a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães e a Santa Casa da Misericórdia de Carrazeda de Ansiães.
Esta figura foi criada ao abrigo do Decreto-Lei nº 281/2003, que no Capítulo VII, artigo 29º definia: "A Unidade Móvel domiciliária é um serviço que presta cuidados de saúde multidisciplinares no domicílio do utilizador da rede."
Uma população envelhecida, portadora de múltiplas patologias crónicas e degenerativas as quais são geradoras de incapacidade e perda de autonomia, necessita de cuidados especiais e continuados implicando uma elevação de custos nesta faixa etária.
O envelhecimento da população, a evolução das tecnologias médicas, a modificação dos hábitos e de estilos de vida, as alterações dos núcleos familiares e a contenção de custos a vários níveis, tem levado ao estudo de alternativas que privilegiem o acompanhamento em ambulatório e favoreçam a permanência das pessoas no domicílio.
As características rurais do nosso concelho, o isolamento e a população envelhecida, legitimam a existência da unidade móvel. Através da Unidade Móvel Saúde identificam-se fatores de risco na população, elaboraram-se estratégias de prevenção, controlo e tratamento de doenças. Tem como principal objetivo, melhorar a acessibilidade aos cuidados de saúde da população do concelho, e como população alvo todos os/as residentes no concelho.
São as seguintes as áreas de Intervenção:
▪ Projetos delineados na carteira de serviços da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC);
▪ Atividades domiciliárias no âmbito da Saúde Familiar e da Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI).
▪ Atividades no âmbito da Saúde Pública
Este recurso é uma mais-valia para o Centro de Saúde, visto possuir condições para a avaliação de pessoas necessitadas no terreno com privacidade e também para a realização de rastreios oportunistas com confidencialidade.
Em Carrazeda de Ansiães a Unidade Móvel Saúde está a ser utilizada no âmbito de diversos projetos da UCC, e na visitação domiciliária médica e de enfermagem, como podemos verificar na tabela

  • SGS logótipo
  • W3C logótipo
  • compete logótipo
  • QREN logótipo
  • UE logótipo
  • wiremaze logótipo