Passar para o Conteúdo Principal

siga-nos! link Facebookaddicionar aos favoritosRSS feed

partilhar partilhar

Município de
Carrazeda
de Ansiães

U. F. de Belver e Mogo de Malta

Mogo de Malta é uma aldeia do concelho de Carrazeda de Ansiães e sede de freguesia situada geograficamente a 5,9 Km a nordeste da sede de concelho. Esta União de Freguesia localiza-se na zona planáltica do concelho e engloba as aldeias de Mogo de Ansiães e Belver.

A etimológica do topónimo Mogo de Malta, poder-se-á interpretar esta localidade como uma propriedade da Ordem de Malta que aqui teve uma vigairaria. Mogo significa marco de divisão e Malta refere-se à ordem formada na Europa no século XI e que em Portugal teve muitas possessões.
Os seus pontos de interesse residem na igreja matriz de evocação a Santa Catarina, a Calçada do Mogo e o santuário de Nossa Senhora da Saúde onde se contempla uma excelente paisagem sobre o Vale Cabreira e a Quinta Pobre. O templo paroquial é um edifício com características ao gosto do barroco rural.
A calçada constitui os últimos testemunhos materiais de um antigo traçado viário que partia do Mogo, vencendo o acidentado relevo formado pelo vale da ribeira da Cabreira, dirigindo-se no sentido de Vila Flor depois de passar por Freixiel.imagem
A aldeia de Mogo de Ansiães localiza-se junto à sede da União de Freguesia e junto da estrada nacional nº 214 que liga Vila Flor a Carrazeda de Ansiães. Tem como referência a capela de invocação a São Bartolomeu, um pequeno templo ao gosto do barroco rural, que vem sofrendo pequenas alterações ao longo dos tempos.
Belver localiza-se a 4,6 Km da sede da União de Freguesia, na qual destaca-se um conjunto notável de casas que refletem toda a beleza da arquitetura tradicional transmontana. Neste local pode ainda visitar a igreja matriz, datada do século XVII e dedicada a Nossa Senhora das Neves, com as suas linhas sóbrias e o amplo campanário de dupla sineira que complementa a fachada da igreja.imagem
É de salientar que no termo desta União de Freguesia, junto à barragem da Fontelonga e ao complexo de piscinas municipais, localiza-se a Fraga das Ferraduras. Esta é uma rocha gravada que se desenvolve num plano horizontal ao nível do solo e onde podemos observar séries de motivos gravados baseados, fundamentalmente, em formas semicirculares, habitualmente designadas por ferraduras, cruciformes, círculos e fossetes.


 

Presidente da Junta de Freguesia:

João Manuel Pinto
Eleito pelo PPD-PSD

Contactos:
917939977
ufbelvermogodemalta@gmail.com

 

  • SGS logótipo
  • W3C logótipo
  • compete logótipo
  • QREN logótipo
  • UE logótipo
  • wiremaze logótipo